Mesmo sob forte pressão, o presidente Lula (PT) garantiu a aliados que não pretende demitir o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para alocar o ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.
O Mapa é uma das pastas mais cobiçadas do governo, mas Lula estaria disposto a bancar Fávaro. O papel do senador licenciado foi considerado crucial para garantir maior competitividade ao petista em Mato Grosso, estado conservador e bolsonarista. Coube a Fávaro também auxiliar na construção de pontes.
Conforme a CNN Brasil, após ver crescer os rumores sobre troca na Agricultura, Lula deixou claro que está satisfeito com Fávaro e não vê como Arthur Lira poderia expandir o contato com o agro. Apesar das dificuldades com o setor, que tem predileção pela direita, “Lula avalia que Favaro consegue manter esse diálogo dentro dos limites possíveis e faz boas entregas”, destaca a CNN.
Para aliados, a mensagem de Lula é um freio às articulações para que ocorra mudanças no Mapa. Petista seguiria estudando uma forma de acomodar Lira. Enquanto Lula resiste, Centrão segue pressionando por mudanças nos ministérios, o que garantiria ao petista uma maior governabilidade.