A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reelegeu, no final da tarde desta segunda-feira (18), a candidata Gisela Cardoso como presidente da entidade para o triênio 2025-2027. Ela encabeçava a chapa 01 - OAB segue em frente, que recebeu 4.813 votos, totalizando 36,3% dos votos válidos. Ao todo, 14.680 advogados estavam aptos a votar na eleição da Ordem, dos quais 13,6 mil participaram do pleito.
Atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso é advogada trabalhista desde 2002, com especialização em Direito Empresarial pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados. Anteriormente, ocupou também na OAB os cargos de secretária geral-adjunta na gestão 2016/2018 e vice-presidente na gestão 2019/2021.
Gisela traz como vice o advogado e professor Giovane Santin, reconhecido pelo seu trabalho como diretor presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso.
Além da vencedora, estavam na disputa, outros três nomes. O advogado Pedro Paulo, que já havia concorrido na última eleição, liderava a chapa 02 e recebeu 4.129 votos, totalizando 31,14% dos votos válidos. Já Xênia Guerra, presidente da Seccional de Sinop, no Norte do Estado, que concorreu pelo grupo de lideranças da Ordem como os advogados Leonardo Campos e Francisco Faiad, liderava a chapa 03 e conquistou 3.922 votos, totalizando 29,58%. Já Pedro Henrique, advogado mais novo a entrar na disputa da presidência, recebeu 394 votos, que corresponde a 2,97% dos votos válidos.
Ao todo 1.080 advogados não participaram da eleição, gerando uma abstenção de 7,36%. Outros 169 profissionais votaram em branco, totalizando 1,24%, enquanto 173 advogados decidiram por votar nulo - um total de 1,27%.
Veja a composição da diretoria da chapa 1:
Presidente - Gisela Cardoso
Vice-Presidente - Giovane Santin
Secretário-Geral - Josemar Carmerino
Secretária-Geral Adjunta - Aline Luciana
Tesoureiro - Max Ferreira Mendes
Tensão durante o pleito
As eleições foram marcadas por troca de farpas e acusações, tanto da atual presidente, como entre os novatos. Em dado momento, Gisela argumentou que havia rompido com seu grupo por não aceitar interferências. Enquanto o outro lado, passou a defender a necessidade de renovação e mudança na gestão da Ordem.
Em outro tensionamento, Pedro Paulo teria ameaçado um apoiador de Pedro Henrique, após um embate na Rádio CBN, de Cuiabá. Ambos apresentaram versões diferentes. Ainda neste cenário de disputa, os candidatos fizeram uma verdadeira peregrinação pelo estado e projetavam êxito na corrida pela presidência, cada um, conforme o seu ideal.
Está é a primeira vez que o pleito foi realizado 100% online, por meio de sistema eletrônico fornecido pela empresa Webvotos, credenciada pelo Conselho Federal da OAB e auditada pela empresa The Perfect Link.