O assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, na madrugada de quarta-feira (23), chocou Cuiabá e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O corpo da jovem, que estudava no Colégio Adventista do CPA 2, foi encontrado em um poço na região da Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, com mãos e pés amarrados.
A instituição de ensino publicou uma nota em seu perfil no Instagram, expressando pesar pela perda da aluna.
"Com profunda tristeza, lamentamos o falecimento da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, aluna do Colégio Adventista no CPA 2. Nossa comunidade escolar está de luto e compartilha a dor da perda com a família e amigos", diz a nota. "Nos momentos mais difíceis, confiamos na promessa de Deus: chegará o dia em que toda dor terá fim, e ficará apenas a esperança do reencontro."
O prefeito de cuiabá Abilio Brunini (PL), que esteve com a mãe da vítima na noite do crime e a acompanhou até um a UPA, se manifestou em suas redes sociais. “O único pedido que eu faço é: não solte esses vagabundos na audiência de custódia. Não solte! Faça a Justiça”, afirmou.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou seu Instagram para expressar revolta pelo crime, destacando o perfil de um dos suspeitos, Benedito Anunciação, que já ocupou cargos públicos:
"Quando uma adolescente de apenas 16 anos é brutalmente assassinada e seu corpo é jogado em um poço, não há espaço para outro sentimento que não seja indignação, revolta e o profundo clamor por justiça. Ainda mais quando um dos assassinos é líder comunitário e ocupou cargos públicos. Não consigo mensurar a dor da família". escreveu ela.
Já a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, também se manifestou, ressaltando a violência do crime.
"Quanta maldade! H. tinha toda uma vida pela frente. Estou chocada! O que está acontecendo com as pessoas? Benedito Anunciação e seu filho, Gustavo Benedito, não tiveram piedade. Uma mãe agora padece com a perda de sua filha, que foi brutalmente tirada dela por covardes. Espero que os criminosos paguem pelo que fizeram". Afirmou.
Nas redes, o caso gerou comoção e indignação, com muitos usuários questionando a violência contra mulheres e a falta de segurança.
"Por que esses homens estão assim, gente? Aonde nós mulheres vamos parar? Que Deus conforte o coração da família", escreveu a internauta Credirlene Sampaio.
"Nunca confie 100% em ninguém. O preço da confiança no padrasto", afirmou outra usuária das redes, Mayra Benites.
"Tem muita gente na igreja fazendo maldade pros outros escondido atrás da Bíblia. Ele pode ate frequentar mas a índole dele não é de um cristão de verdade", disse Josi Ramos.
As prisões
O caso começou na noite de terça-feira (22), quando Heloysa foi sequestrada de casa no bairro Morada do Ouro. A Polícia Militar rastreou o carro usado no crime por meio das câmeras do Vigia Mais MT e encontrou o corpo da jovem em um poço.
Até o momento, quatro suspeitos foram presos: Benedito Anunciação de Santana (namorado da mãe da vítima e ex-servidor da Seciteci, já exonerado), seu filho Gustavo Benedito Júnior Lara de Santana, de 18 anos, e dois adolescentes.