Criminosos estão enviando links através do aplicativo de mensagens que redirecionaram para falso site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e aplicando golpes na população que pensa estar emitindo boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Polícia Civil emitiu alerta que vale para todo o período de pagamento do tributo.
Os golpistas enviam através do WhatsApp, e-mail e SMS links que redirecionam para um site muito semelhante à página oficial da Sefaz-MT, com objetivo de induzir a população gerar o boleto de pagamento através dele ou até mesmo realizar o suposto pagamento via PIX. O valor, no entanto, é desviado para os criminosos e o tributo não é pago.
Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:
- Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.
- Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.
- Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
- Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.
- Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital - Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).