Cuiabá, 03 de Abril de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Polícia Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 08:42 - A | A

Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 08h:42 - A | A

FORAGIDO DE OPERAÇÃO

Pastor tinha programa em rádio e pregava em igreja do Pedra 90

Ulisses Batista seria o mentor de esquema de extorsão contra comerciantes de Cuiabá e VG

Midianews

O pastor Ulisses Batista, apontado como líder de um esquema de extorsão contra comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande, era apresentador em um programa de rádio e pregava em uma igreja do Bairro Pedra 90.

Ulisses foi alvo de duas operações deflagradas na manhã desta quinta-feira (20), a “Falso Profeta” e a “Acqua Ilicita”, sendo uma da Polícia Civil e a outra do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), respectivamente. 

De acordo com o delegado Rodrigo Azem, titular da Draco (Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado), Ulisses é também um dos líderes de uma das principais facções criminosas atuantes no Estado e foi mentor e executor do esquema que movimenta aproximadamente R$ 1,5 milhão por mês.   

“Ele é o pastor sênior dentro de uma igreja localizada no Pedra 90, juntamente com a esposa dele, amplamente divulgada no Instagram, inclusive com fotos dele referentes a essa igreja”, explicou.

Segundo o delegado, a esposa do pastor não foi alvo da operação e nem a igreja teve ligação no esquema. A Polícia não informou o nome da igreja na qual Ulisses pregava, mas nas últimas publicações divulgadas pelo pastor aparece o nome da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal no Coração de Deus.   

O perfil de Ulisses no Instagram é fechado, mas pelo Facebook é possível acompanhar algumas de suas publicações em que ele prega a palavra de Deus e divulga a programação da igreja. 

O programa “Coração de Deus”, apresentado por Ulisses, era veiculado na rádio “Adorai FM 106,9”. A última transmissão ao vivo na página do pastor ocorreu em 24 de setembro de 2024.

O programa, que sempre trazia diferentes convidados, tinha músicas, leituras bíblicas e orações em sua programação. 

“Aqui nós não falamos de placas de igreja, aqui nós pregamos Jesus de Nazaré”, disse ele apresentando uma de suas convidadas. 

Em outro trecho, ele comenta a participação da mãe, que comentou na live. “Minha mãe já escreveu ali que está ligadinha. Às vezes muitas pessoas chegaram e disseram para ela que Ulisses era um projeto falido, mal sabiam eles que Deus tinha um projeto na minha vida”, disse ele.

As outras publicações do pastor divulgavam a programação de uma igreja no Pedra 90 e uma reforma. Ulisses sempre trazia mensagens bíblicas.

Nos comentários ele era muito elogiado pelos seguidores: “A Paz do Senhor Jesus Cristo. Estou aqui vendendo pão de mel em VG e ouvindo a rádio pastores.  [...] Pastor Ulisses, ore por mim”, dizia um dos comentários na live de rádio.

O caso 

O esquema liderado por Ulisses, segundo a Polícia, consistia em um grupo de WhatsApp em que foram colocados distribuidores e comerciantes de galões de água de Cuiabá e Várzea Grande. 

“Constrangiam eles ao pagamento de uma taxa no valor de R$ 1 por cada garrafão de água vendido ou que comprasse exclusivamente a água fornecida de outras distribuidoras que estão ligadas às facções criminosas”, explicou o delegado. 

Ao todo, são cumpridas 30 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, nove de buscas e apreensão, duas determinações de proibição de exercício de atividade econômica de empresas, cinco sequestro de veículos e sete bloqueios de contas bancárias. 

Segundo a Polícia Civil, Ulisses Batista tem outras passagens criminais por tráfico de drogas e integrar organização criminosa.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]