O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que a demissão de Evanilda Solange Dias do cargo de secretária de Educação não teve influência das críticas que ela sofreu nos primeiros meses de mandato.
O prefeito anunciou na quarta-feira (2) a demissão dela e a nomeação de Amauri Monge Fernandes.
Solange enfrentou dificuldades desde que assumiu, após encontrar a pasta sucateada pela gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Com a desorganização encontrada, o início das aulas na rede municipal precisou ser adiado em uma semana.
O fato levou a secretária a ser convidada na Comissão de Educação da Câmara para dar explicações. Além disso, ela sofreu críticas de vereadores da base e independentes, de que estaria “perdida” e que não dialogava com os parlamentares.
“Se fosse qualquer outro também teria sofrido essas críticas. Ela foi muito responsável, eu não teria coragem de iniciar as aulas nas condições que estavam. O adiamento foi um ato de muita responsabilidade dela”, disse.
O prefeito afirmou que a substituição de Solange já era planejada e foi acertada com a secretária desde quando ela assumiu o cargo. Questionado se teria acontecido algo de ruim ou que o desagradou para trocá-la neste momento, Abilio disse que é melhor "substituir em um bom momento".
“Ruim é quando você substitui o técnico porque tomou de 4 a 1 da Argentina. Aí é ruim”, disse se referindo a demissão do técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, após derrota para a Argentina. “Bom é quando você consegue fazer a substituição dentro do planejamento, em um momento bom”.
“A gente já tinha planejado isso. Ia ser muito ruim ficar aqui explicando que saiu por causa disso ou daquilo [algo negativo]”.
Ele afirmou que a Solange ainda continua a integrar a gestão e comandará a Nova Escola de Formação de Servidores e Estrutura Administrativa, tendo status de secretária. A escola é vinculada à Secretaria de Economia, comandada por Marcelo Bussiki.
“As metas que eram para alcançar ela alcançou, a educação está mais estabilizada nesse momento. A gente conseguiu organizar muita coisa e agora existem novas metas para serem alcançadas, o que tenho certeza que o Amaury vai poder desempenhar”, completou.