O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), tem se articulado com deputados estaduais para tentar dialogar com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a revogação da Lei da Pesca - que proibiu o transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso pelo prazo de 5 anos.
Abilio defendeu a necessidade de reavaliação da lei para evitar o impasse e a demora de análise por parte do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF, André Mendonça, que é relator da ação, havia determinado que ADI fosse remetida à análise dos 11 ministros da Corte, que ainda não decidiu sobre a "constitucionalidade" ou não da lei que, por ora, segue em vigor desde de janeiro deste ano.
"Se ficar esperando esse processo no STF, pode ficar 10 anos esperando ser julgada. A população não pode ficar aguardando. Agora, acredito que quando ela passa para uma discussão técnica, séria, que avalie resultados e que dê um resposta para a população, isso funciona. Para não ficar uma situação politizada e sem solução", comentou o candidato do PL, sinalizando o desejo de se aproximar da categoria dos pescadores.
Abilio compartilhou vídeo nas redes sociais com deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos), Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL) e Faissal Calil (Cidadania), que se comprometeram em dialogar quanto à possibilidade de revogação da lei. Eles deverão conversar com o futuro presidente da ALMT, Max Russi (PSB) e com o próprio governador. O suplente Xuxu Dal Molin (União Brasil) também participou da gravação.
Vale ressaltar que destes cinco nomes, Diego e Cattani, foram ferrenhos defensores da Lei da Pesca, seguindo a orientação do governador. Os deputados Elizeu e Faissal votaram contra a lei que prejudica os pescadores. Já Xuxu, é suplente, e não estava no cargo de deputado à época da tramitação.