O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), consultou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), da possibilidade da sua filha, jornalista Rafaela Fávaro (PSD), ser a candidata a vice-prefeita pela Federação PT, PV e PCdoB. O ministro, dirigente da sigla no Estado, tem atuado como conselheiro e principal articulador da pré-candidatura petista. Assim, como o nome da jornalista, outros também passam por avaliação da Federação.
Lúdio elogiou a atuação política da jovem, que preside o PSD Mulher em Mato Grosso, e disse ter ficado empolgado com o seu perfil. ‘Ela é articulada, se expressa bem e é jovem e dinâmica. Seria um ótimo nome para o nosso projeto e para ajudar Cuiabá’, disse em conversa com A Gazeta.
Ainda na avaliação, o ministro colocou que teme que a indicação da filha possa expressar uma certa imposição dele, enquanto liderança política. Fávaro ficou de conversar os detalhes com a filha e avaliar o quadro antes de responder. “ Vou conversa com Fávaro neste fim de semana, mas o nosso presidente do PT, Bob Fernandes, já tem conversado com os partidos aliados sobre o convite e possibilidade’, pontuou.
Esta é a primeira vez que Lúdio oficializa uma consulta sobre vice. Outros nomes também são cotados como o da médica Natasha Slhessarenko (PSD) e o da advogada Thais Brazil (PCdoB). Rafaela Fávaro se de sincompatibilizou da Assembleia Legislativa no início mês.
Ela atuava no gabinete do deputado estadual Paulo Araújo (PP). Como presidente estadual PSD Mulher, a jovem passou a ter seu nome ventilado para uma disputa para Câmara de Cuiabá ou Assembleia Legislativa (ALMT) em 2026. OUTROS VICES União Brasil espera analisar o resultado de pesquisa qualitativa, que teria sido encomendada, para avaliar o perfil e possíveis nomes para vice de Eduardo Botelho.
Serão analisados os perfis dos nomes de Rose Araújo (PP), Marcelo Sandrin (Republicanos), Felipe Wellaton (PRD), vereador Kássio Coelho (Podemos), Marco Marrafon (Cidadania) e Maria Avallone (PSDB). Já o deputado federal Abílio Brunini (PL) prefere manter o mistério e afirmou que já tem o nome para disputar como vice e sua chapa, mas que revelará apenas na convenção do PL, que ocorrerá no dia 5 de agosto.
Contudo, o nome mais cotado é da médica Lucinha Farina, ex-presidente do CRM-MT e bolsonarista convicta, que está filiada ao PL. Único que já definiu a vice é Reginaldo Texeira (Novo), que apresentou a tenente-coronel da Policia Militar, Vânia Rosa (Novo).