O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB -SP), comunicou à deputada Janaina Riva (MDB) e ao presidente estadual da sigla,Carlos Bezerra, que irá nomear o deputado federal Emanuelzinho (MDB) como presidente da direção provisória da sigla em Cuiabá.
A decisão é uma vitória do grupo do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na disputa pelo comando da sigla na capital contra Riva e Bezerra.
O principal argumento apresentado por Baleia Rossi é o compromisso firmado ainda durante a convenção estadual, que para definir a chapa da direção estadual, um dos acordos seria que Emanuelzinho assumisse o comando do partido na capital.
Naquele momento, o regimento interno da sigla ainda era de que nos locais onde não tivesse consenso, o diretório estadual indicaria quem comandaria os municípios.
Contudo, durante a convenção nacional, o regimento foi mudando, atribuindo essa missão para a cúpula nacional, o que pegou o Bezerra e Janaina de surpresa. Tanto, que mesmo com a informação dada por Baleia Rossi, Carlos Bezerra garante que não irá aceitar e irá formar chapa para concorrer com Emanuelzinho, quando a convenção municipal for chamada.
O impasse poderá acirrar ainda mais o clima dentro da legenda e culminar em uma intervenção nacional no Estado.