A candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro (PSD), defendeu que sejam tomadas medidas urgentes para frear a violência contra a mulher na Capital, que registrou a maior taxa de feminicídios do país em 2023.
Rafaela concorre na chapa liderada pelo médico Lúdio Cabral (PT), da Coligação Coragem e Força para Mudar.
Nesta quarta-feira (7), a Lei Maria da Penha, uma legislação fundamental para a proteção dos direitos das mulheres no Brasil, completa 18 anos. Apesar da importância da lei, os números de violência contra a mulher em Cuiabá ainda são alarmantes.
No primeiro semestre deste ano, foram registradas na capital 5.465 denúncias de violência doméstica, e em 2023, o número de feminicídios na região aumentou em 267%, com sete mulheres assassinadas, comparado aos dois casos registrados no ano anterior.
"Esses dados mostram que ainda temos muito a fazer. Cada denúncia é um grito de socorro, mas sabemos que muitas mulheres ainda vivem em silêncio, com medo. A luta contra a violência doméstica precisa ser intensificada", afirmou.
Rafaela também destacou que Lúdio tem propostas concretas para melhorar esses índices preocupantes. Entre as iniciativas, estão a criação de mais casas de acolhimento para vítimas de violência, o fortalecimento dos órgãos municipais especializados no atendimento à mulher, e a ampliação dos programas de conscientização e educação sobre os direitos das mulheres.
"Estou aqui para lutar por nós mulheres, junto com Lúdio na Prefeitura de Cuiabá. Por todas nós. Juntas, somos mais fortes. A mudança de verdade começa agora", ressaltou Rafaela.
O “Agosto Lilás” é um período importante para refletir sobre as conquistas da Lei Maria da Penha e sobre o caminho que ainda precisa ser trilhado para que todas as mulheres vivam sem medo e com dignidade.