A Secretaria de Administração e Patrimônio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) informou que não haverá expediente nesta terça-feira (21) em razão da ruptura de cabos de energia elétrica da sede do Legislativo. Com isso, a sessão extraoridinária para votação das contas do governador Mauro Mendes (União Brasil) referente ao exercício de 2023 e da Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83% dos servidores públicos será realizada na quarta-feira (22), conforme resolução da Mesa Diretora.
Equipes atuaram intensivamente durante a segunda-feira (20) para restabelecer a ligação de cabos de alimentação elétrica, contudo, "as condições climáticas adversas, com a chuva intensa registrada nesta data, impossibilitaram a conclusão do serviço".
Pressão pela RGA
Servidores seguem pressionando o Governo por aumento do percentual da RGA, porém, a equipe do Executivo alega que o reajuste vai gerar uma despesa de R$ 76 milhões por mês, e um total de mais de R$ 800 anualmente. Com isso, o Governo está em "estado de alerta", sem margem para ampliação do percentual.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) encaminhou ofício ao governador Mauro Mendes (União Brasil), solicitando percentual de 7,65% para a revisão salarial: 4,83% referente ao IPCA do ano passado, acrescido de 2,82% para compensar as perdas inflacionárias não pagas nos últimos anos. No ofício, destaca a necessidade de corrigir as perdas inflacionárias acumuladas entre 2018 e 2021, que impactaram diretamente no salário dos servidores.