A primeira-dama Virginia Mendes (União Brasil) valorizou a entrega do Ambulatório de Atenção à Transexualidade do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), em Cuiabá, nesta sexta-feira (23). A obra está orçada em R$ 5 milhões e vai ofertar serviço médico, psicológico, psiquiatra e medicamentos.
Virginia citou que o Governo de Mato Grosso é inclusivo e não poderia deixar de atender à comunidade LGBTQIA+ que, há anos, pleiteava um local digno para o atendimento. Ela se comprometeu em expandir o serviço futuramente com a construção de novos ambulatórios.
"Saúde de qualidade para todos, sem exclusão. A nossa meta é incluir as pessoas, sem excluir. São as pessoas que ficam invisíveis e, hoje, não estão mais, tem o ambulatório, laboratório, consultório e médicos para atendê-los. Como eles disseram, há décadas e décadas tentaram, mas não conseguiram. A gente fica feliz que nessa gestão a gente consiga trazer isso para eles, com qualidade, médicos, psicólogos e medicamentos", argumentou.
De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil), a princípio, a unidade vai funcionar como um polo central, disponível a todo estado. Ali, os pacientes terão um tratamento adequado quanto ao uso correto de hormônios - conforme cada necessidade - da transexualização.
Ele explicou que, atualmente, muitas pessoas fazem a automedicação, sem qualquer acompanhamento, colocando a própria vida risco. Agora, o Estado passa a oferta assistência médica gratuita no que se refere à demanda hormonal e até mesmo, a transição de sexo, tudo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Com essa iniciativa, nós preenchemos um vazio assistencial, para um público que não estava sendo atendido a contento em nossa rede hospitalar. Aqui, vamos ter uma equipe disciplinar, capaz de atender as necessidades diversas [tudo dentro de um planejamento e acompanhamento", salientou.