O Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT) move uma ação contra o Estado de Mato Grosso para impedir a contratação por processos seletivos enquanto estiver vigente o concurso público realizado em 2024.
A ação civil pública foi ajuizada no ano passado e agora tramita na Vara Especializada em Ações Coletivas. Em tutela de urgência o Sisma pede a “obrigação de fazer para determinar a suspensão das ‘contratações nos moldes dos Processos Seletivos 003/SES/2023 (...), bem como dos demais que possam vir a ser criados no período no qual o concurso estiver vigente’”.
As inscrições para o concurso da Saúde foram abertas em janeiro de 2024, com oferta de 406 vagas para cadastro de reserva em perfis de profissional técnico de nível médio em Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de profissional técnico de nível superior em Serviços de Saúde do SUS para atuarem na SES e/ou nas suas unidades.
As provas foram realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em abril de 2024 e em setembro a Secretaria de Estado de Saúde iniciou as convocações, a princípio de 120 classificados.
No último mês de janeiro a SES convocou mais 70 profissionais classificados. Dentre eles estavam: contadores (13); engenheiros civis (4); administradores (8); nutricionistas (3); engenheiros sanitaristas (3); estatísticos (2); médico do trabalho (1); engenheiros de segurança do trabalho (3); nefrologistas (3); oncologistas (3); psiquiatras (6); técnicos em segurança do trabalho (4); biomédicos (12); hansenólogos (2); cardiologista (1); e técnicos em órtese e prótese (2).