Abril traz a virada definitiva de estação e o ‘friozinho’ do outono começa a ser sentido de maneira mais evidente pelos cuiabanos. A temperatura deve cair gradualmente na capital mato-grossense, fazendo os termômetros marcarem 18°C já ao fim da primeira quinzena do mês.
Três massas de ar frio passarão pelo Brasil durante este mês, sendo que as duas últimas devem ter maior influência em algumas áreas do país. Lembrando que, embora sutis, a temperatura máxima já teve uma queda no início de março na transição entre verão e outono. Massas de ar frio vindas do sul do continente provocaram leve declínio das temperaturas, e no dia 05 deste mês foi registrada a temperatura mais baixa deste ano na capital mato-grossense, 22,0°C.
Para abril, a previsão é de que a média na temperatura não mude muito na região centro-oeste, mesmo com a primeira massa de ar frio, isto porque, ela será de origem polar e chega apenas de maneira leve sobre o Rio Grande do Sul. Até o dia 05 os maiores beneficiados serão os países vizinhos, Argentina e Paraguai.
Apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo e perigo potencial para chuvas intensas em Mato Grosso, ou seja, apesar de a massa de ar frio não atingir o estado neste momento a temperatura deve ser amena devido à precipitação. Para a região sudoeste do estado o alerta, que abarca 42 municípios, é laranja, indicando chuva de até 100 mm/dia com ventos de 100 km/h.
Já para a Capital e as outras cidades o alerta é amarelo, prevendo chuvas em pancadas isoladas de até 50 mm/dia com ventos de 60 km/h. Ao contrário dos municípios que estão alerta laranja, no caso do alerta de perigo potencial o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Na semana do dia 05 ao dia 09 de abril, porém, a queda na temperatura deve ser sentida com mais intensidade devido à influência da segunda massa de ar frio. Embora os efeitos se concentrem mais no sul do país, como no Paraná e Santa Catarina, também atinge Mato Grosso e a temperatura mínima na Capital fica em torno de 22°C durante estes dias.
A terceira massa de ar frio chega entre os dias 12 e 16 de abril chega com mais força tanto na região Sul quanto no Centro-Oeste e todas as capitais devem recordes de menor temperatura em 2025. A previsão é de que Cuiabá marque mínima de 18°C a 19°C.