Cuiabá, 17 de Janeiro de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Esporte Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024, 09:56 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2024, 09h:56 - A | A

BRASILEIRÃO 2024

Atolado no Z4 e sem reforços, Cuiabá vive pior sequência e corre contra o tempo

Penúltimo colocado do Brasileirão, com 19 pontos, o Dourado amarga a pior sequência da temporada pela segunda vez

Rdnews

O Cuiabá vive a sua pior sequência na temporada e vê o relógio virar o seu principal adversário em 2024. A equipe mato-grossense corre contra o tempo para fugir da zona de rebaixamento da Série A, mas parece encontrar dificuldades para reverter o quadro atual. Ameaçado, o Dourado está há sete jogos seguidos sem vencer, entre Brasileirão e Copa-Sul-Americana, e a diretoria segue sem reforçar o elenco para a sequência do ano.

Pior sequência em 2024

Penúltimo colocado do Brasileirão, com 18 pontos, o Cuiabá amarga a pior sequência da temporada pela segunda vez. A primeira vez ocorreu antes mesmo da chegada do técnico Petit, que assumiu um Cuiabá que estava há sete jogos seguidos sem vitória. Agora o clube auriverde repete a marca sob o comando o português e pode chegar ao maior jejum desde o acesso à Série A, em 2021.

Vale lembrar que o maior jejum de vitórias do Cuiabá nas últimas quatro temporadas foi justamente no ano de estreia na elite, quando ficou pelo menos dez jogos na seca por vitórias.

O Cuiabá vem de cinco derrotas e dois empates, entre Brasileirão e Copa Sul-Americana. Neste recorte, o Dourado marcou cinco gols e sofreu 11. A equipe auriverde acabou sendo eliminada da competição continental e, no momento, segue ameaçado na luta contra o rebaixamento da Série A. O aproveitamento do Auriverde da Baixada na Série A é de apenas 28%.

Chances de queda

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cuiabá tem hoje 67,6% de chances de ser rebaixado à Série B em 2025. Com dois jogos a menos no Brasileirão, o Dourado precisa reagir urgentemente para evitar a possível queda à segundona.

O próximo desafio do Cuiabá será diante do Palmeiras, no sábado (24), às 18h30 (de Brasília), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desempenho ruim na Arena

O Cuiabá também igualou sua pior sequência na Arena Pantanal desde o acesso à Série A, em 2021. O Dourado chegou à sétima partida consecutiva sem vitória dentro de casa. O último revés aconteceu para o Grêmio por 3 a 1, em duelo válido pela 22ª rodada. 

Nos últimos sete jogos do Cuiabá em casa pela Série A, o time perdeu cinco e empatou dois, chegando ao rendimento de 9,5% aproveitamento dos pontos disputados. O período sem vitória em seus domínios é o mesmo da temporada de 2022.

A última vitória do time auriverde em casa pela Série A ocorreu em 16 de junho, na goleada por 5 a 0 em cima do Fortaleza, pela nona rodada da competição nacional.

Maiores jejuns do Cuiabá desde 2021

2021: 10 jogos (23/05 a 11/07)

2024: 7 jogos (duas vezes)

2023: 6 jogos (15/08 a 23/09)

Cadê os reforços?

Diante de tantos problemas, a diretoria do Cuiabá segue discreta quando se trata de reforçar o elenco para a sequência da temporada. Faltam menos de duas semanas para o fechamento da janela de transferências e o Cuiabá é o único time da Série A que ainda não anunciou novas contratações.

A boa notícia é que o clube pode anunciar nos próximos dias o seu primeiro reforço da janela. A novidade trata-se do meia Gustavo Sauer, que encaminhou nessa quarta-feira (21) a possível negociação com o Dourado. O jogador pertence ao Botafogo e pode chegar ao Dourado por empréstimo.

Fora isso, a cúpula auriverde não tem costume de comentar novas contratações e segue trabalhando de forma silenciosa. Até o momento, o Cuiabá apenas comemora a venda de Rikelme, Deyverson, Allyson e Luciano Giménez, que renderam  uma arrecadação de R$ 28 milhões aos cofres do Dourado.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]