Cuiabá e Bahia se enfrentam neste sábado (30), às 19h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo pelo Premiere, mas a reportagem também acompanha de perto todos os detalhes do confronto na capital mato-grossense.
Como chega o Cuiabá
O Cuiabá está matematicamente rebaixado para a Série B do Brasileirão. Com uma péssima campanha, o Dourado tinha situação considerada irreversível há várias rodadas, e a queda acabou sendo confirmada nesta semana, após vitória do Juventude por 3 a 2 em cima do Atlético-MG, no Independência, pela 36ª rodada da competição nacional.
Vindo de empate em 1 a 1 com Juventude, o Dourado não tem mais chances de escapar da segunda divisão mesmo se vencer os últimos três jogos da temporada, contra Bahia, Fluminense e Vasco. Atualmente o Dourado segue em penúltimo na tabela, com 30 pontos ganhos. Em 35 jogos, a equipe construiu uma campanha fraca, com apenas seis vitórias, 12 empates e 17 derrotas, - aproveitamento de 28%.
O Cuiabá soma alguns desfalques importantes para o duelo contra os baianos. Os problemas começam com a ausência de dois titulares que acabaram punidos com o terceiro cartão amarelo no empate com o Juventude, no último sábado.
O primeiro é o volante Filipe Augusto, que fez falta logo aos três minutos de jogo e recebeu o amarelo. Já o zagueiro Bruno Alves impediu um contra-ataque aos 39 minutos do segundo tempo e também foi advertido com o cartão amarelo pelo árbitro Matheus Delgado Candançan.
Fora as duas baixas citadas acima, o técnico Bernardo Franco não terá à disposição o atacante Derik Lacerda, que sentiu lesão na parte posterior da coxa esquerda contra o time gaúcho e saiu de campo na maca.
Time provável do Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Isidro Pitta
Como chega o Bahia
O Bahia tem três jogos para buscar a tão sonhada vaga na Copa Libertadores de 2025. Para isso, o time de Salvador vai precisar lidar com uma sequência de jogos como visitante, iniciando neste sábado (30), contra o Dourado. Vindo de empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, a equipe tricolor ocupa a oitava colocação na tabela de classificação, com 47 pontos.
Sem vencer fora de casa há cinco partidas, o Bahia tem apenas três vitórias em 17 jogos como visitante na Série A do Brasileiro. O aproveitamento da equipe como visitante é de apenas 27%. Por outro lado, o time baiano visita o Cuiabá, que tem o status de pior mandante do campeonato. O aproveitamento do Dourado jogando na Arena Pantanal é o mesmo do Tricolor como visitante: 27%.
Para o confronto, o técnico Rogério Ceni realizou um treino tático e testou diversas opções na equipe que deve começar a partida na Arena Pantanal. O zagueiro David Duarte e o lateral esquerdo Iago Borduchi seguem fora de combate por conta de lesão. Já o volante Rezende e o meio-campista Thaciano participaram de um treino especial físico e técnico, mas também estão fora do duelo.
O atacante Rafael Ratão, por sua vez, treinou normalmente com o elenco tricolor e pode ser novidade diante do Cuiabá. O elenco baiano fecha a preparação para partida nesta sexta-feira (29), em Cuiabá.
Time provável do Bahia: Adriel, Gilberto [Santi Arias], Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly [Biel] e Everton Ribeiro; Ademir e Lucho Rodríguez
Arbitragem
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda-ES
Árbitro Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires-ESÁrbitro Assistente 2: Douglas Pagung-ES
VAR: Yuri Elino Ferreira da Cruz-RJ