Após mais de 30 dias de incêndios florestais, duas atrações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães serão reabertas para visitantes nesta terça-feira (1).
Desde o dia 21 de agosto, mais de 12.307 hectares foram consumidos pelas chamas, prejudicando a fauna e a flora da região e inviabilizando a visitação a diversos pontos turísticos.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as áreas da Cidade de Pedra e do Vale do Rio Claro estarão novamente acessíveis ao público.
No entanto, atrações como Véu de Noiva, Cachoeirinha e Morro de São Jerônimo permanecerão fechadas, assim como o Circuito das Cachoeiras, que foram interditadas em setembro devido à gravidade das queimadas.
O Corpo de Bombeiros anunciou, no início da noite desta segunda-feira (30), que não há focos de calor detectados nas áreas monitoradas ao longo das rodovias MT-251 e MT-351.
Durante o período de incêndios, os primeiros pontos turísticos a serem fechados foram o Morro de São Jerônimo, em 29 de agosto, seguido pelo Circuito das Cachoeiras, que teve suas atividades suspensas três dias depois. Todas as atrações foram interditadas em 13 de setembro, diante da gravidade do fogo.