A divulgação dos resultados de Mato Grosso no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o Estado em oitavo lugar do país quanto à qualidade da educação no ensino médio, foi celebrada pelo governador Mauro Mendes (União) por conta da antecipação da meta estabelecida para a gestão. Conforme ele, ocupar uma posição entre os 10 melhores estados no indicador deveria ser atingido em 2026 e o resultado foi antecipado em dois anos.
“Nós tínhamos uma meta, já tínhamos um planejamento em 10 anos, que estabelecíamos que nossos objetivos de resultado que, em 2026, deveríamos estar entre as melhores educações do país e, apenas em 2032, estaríamos entre as cinco melhores. Todo esse trabalho, todo objetivo que foi traçado, todo esse empenho dos nossos profissionais, todo esse investimento do governo permitiu (sic) que nós antecipássemos esse resultado, e Mato Grosso alcançasse já a oitava posição no ranking dos estados brasileiros. Estou muito feliz”, bradou, durante entrevista coletiva no Palácio Paiaguás, na tarde desta quarta-feira (14).
Mendes lembrou que, em 2019, o Estado ocupava a 22ª posição no ranking nacional quanto às notas do ensino médio no Ideb, ‘pulando’ para oitavo no resultado de 2023. Além disso, o Estado ainda alcançou 6,0 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,1 ponto a mais do que a meta estabelecida para Mato Grosso no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021), conforme a divulgação do Ministério da Educação.
“A educação não é um trabalho de curto prazo, ele é de médio e longo prazo, mas, graça a Deus, ao trabalho de todos e a todo investimento que o governo fez, isso mostra que o nosso planejamento estava correto, que a execução está sendo feita de forma adequada e os resultados estão aparecendo”, acrescentou.
Questionado se a mudança de modelo em algumas escolas do Estado para o cívico-militar foi responsável por tal avanço, o governador disse que o conjunto grande de estratégias foi o que contribuiu, não apenas uma iniciativa ou outra.
“Esses números são frutos de um conjunto muito grande de ações, não pode ser atribuído apenas a uma ação. É um conjunto de investimentos de infraestrutura, em material pedagógico disponível em todas as redes, não poderíamos dizer que apenas 28 escolas militares influenciou (sic). O ideb é feito da avaliação em todas as escolas”, ponderou.
Próximo passo
As metas de Mato Grosso seguem para os próximos anos e Mauro Mendes disse acreditar que o governador que o substituir, se comprometido com a seriedade da gestão, deve seguir o que está planejado para que a educação continue atingindo melhores resultados.
“Existe um trabalho muito bem planejado dentro da Educação. O governo tem um planejamento muito bom em algumas áreas, mas eu diria que, na educação, nós temos um dos melhores planejamentos de médio e longo prazo. Eu tenho convicção de que nenhum administrador sério que sentar na cadeira que ocupo hoje, a partir de 2026, vai mudar isso. Porque os resultados estão aí, está na direção correta. Mato Grosso nunca esteve na nota que está, nunca esteve na posição que estamos conseguindo colocar”.