A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou dois editais de concurso para contratação de professores efetivos. São 38 vagas no total, sendo 19 voltadas para os cursos de Medicina de Cuiabá e Sinop. O período de inscrições para ambos vai de 26 de agosto até 16 de setembro e as provas escritas serão realizadas em 20 de outubro.
Os docentes ingressam na Classe A em regime de trabalho Assistente, Adjunto, Auxiliar e carga horária variando entre 20 horas, 40 horas e dedicação exclusiva. A remuneração inicial dos docentes com doutorado é de R$11.139,64, se optarem por dedicação exclusiva.
O Edital 2/2024 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) é voltado para provimento de cargos da carreira do magistério para todos os câmpus da UFMT, nos cursos de Medicina, Letras, Química, Física, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária, Psicologia, Estatística, Música, Biologia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Transportes e Sistema de Computação. Já o Edital Progep 3/2024 da Progep é voltado apenas para o curso de medicina de Sinop.
Além da prova escrita, o concurso também contará com outras duas fases, a prova didática, a ser realizada entre 1 e 2 de fevereiro, e a prova de títulos, sendo esta última de caráter classificatório.
Há vagas para ampla concorrência, pessoas com deficiência e pessoas pretas ou pardas.